Troco Solidário: centavos que fazem a diferença

O Troco Solidário é uma iniciativa social que tem se popularizado pelo Brasil inteiro. Cada vez mais lojistas tem visto nessa campanha a oportunidade de incentivarem seus clientes a doarem aqueles centavos que podem não fazer falta para alguns, mas que fazem toda a diferença para ONGs e vários outros projetos sociais.

Desde pequenos empreendimentos, até redes gigantes, tem apostado nessa ideia, que beneficia a todos. De um lado, quem precisa recebe uma ajuda financeira, de outro o lojista consegue fortalecer o seu negócio perante os clientes, mostrando o valor e o senso de responsabilidade social que a sua marca apresenta.

Continue lendo esse post e descubra:

  • O que é troco solidário;
  • Quais as vantagens de implantar o Troco Solidário no seu negócio;
  • Como implantar o Troco Solidário no seu negócio.

Confira!

O que é Troco Solidário?

O Troco Solidário é uma iniciativa que visa destinar o troco de compras de clientes, para instituições sociais da região. A dinâmica é bem simples, o atendente só precisa perguntar se o consumidor aceita doar os centavos que sobraram, e automaticamente a doação entra no sistema.

As doações são encaminhas para ONGs e entidades que o dono do negócio pode escolher. É possível trabalhar apenas com uma entidade recebendo doações, ou, criar ciclos para que o empreendimento possa atender mais instituições do gênero.

Quais as vantagens de implantar o Troco Solidário no seu negócio?

O Troco Solidário não é simplesmente uma forma do seu negócio contribuir para criar uma sociedade melhor, mas, também oferece várias outras vantagens, entre elas:

  • Promova a sua empresa

Essa ação solidária é uma excelente maneira de você promover a sua empresa. Através dela, você mostra que o seu empreendimento também está ligado a questões sociais, o que irá aumentar o alcance dele, bem como fortalecer a imagem perante os clientes.

  • Fidelização de consumidores

Atualmente, cada vez mais os consumidores tem procurado comprar de empresas que tenham esse viés social. Através do Troco Solidário você também irá promover a fidelização desses clientes, que passarão a saber que o seu empreendimento faz a diferença na sociedade.

  • Ajude instituições da região

Outra vantagem de implementar esse tipo de ação no seu negócio é que você conseguirá ajudar entidades da sua região. Existe muita gente precisando de apoio e com alguns centavos doados de cada cliente seu, é possível fazer a diferença no dia a dia dessas pessoas.

  • Baixo custo para a empresa

Para você implantar o Troco Solidário no seu negócio não é necessário altos investimentos. Tudo o que você precisa é de um software para auxiliar na contabilização de doações, e construir uma estratégia de marketing visual para mostrar para seus clientes que eles podem doar os centavos que sobraram da compra.

  • Dificuldades com o troco

O comércio tem hoje claramente um problema com o troco. Há falta de moedas e notas de pequeno valor no mercado e existem restrições legais para dar balas ou outros produtos como troco, pois, são considerados prática abusiva ou venda casada. O comerciante inclusive pode ser obrigado a reduzir o preço do produto na impossibilidade de não ter o troco no estabelecimento.

Como implantar o Troco Solidário no seu negócio?

Para implantar essa iniciativa no seu negócio a primeira coisa é pesquisar as entidades sociais que existem na sua região. O ideal é que você procure algo que tenha ligação com o seu empreendimento.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, talvez seja bacana escolher uma ONG que recolhe peças para aquecer o inverno de quem não tem dinheiro para se agasalhar. Ou, quem sabe, você tem um Pet Shop, é legal buscar uma instituição que recolhe animais das ruas.

Em seguida você precisa implantar um software de controle de doações. Assim, ficará mais fácil monitorar cada centavo doado, e depois encaminhar todo o valor para a instituição escolhida.

Depois é só divulgar o Troco Solidário entre os seus clientes. O ideal é que você crie tanto estratégias visuais, para o ponto de venda, como para as redes sociais e outros canais de comunicação da empresa.

Quer saber mais sobre como implantar uma ação social no seu negócio? Clique aqui e confira todas as soluções que irão facilitar a realização desse tipo de campanha.

2018-08-28T14:25:14-03:00agosto 28th, 2018|

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir ao Topo