Um projeto de responsabilidade social pode agregar muito valor a sua empresa. Mais do que uma forma de contribuir para a construção de uma sociedade melhor, através desse tipo de iniciativa você poderá fortalecer a identidade da sua marca frente ao seu público-alvo.
Hoje em dia, a nova geração de consumidores é mais exigente em relação às empresas e lojas. Não basta oferecer produtos de qualidade e preços competitivos. É preciso mostrar que o seu negócio tem algum diferencial a agregar.
E desenvolver um projeto de responsabilidade social é o primeiro passo para conquistar esse diferencial competitivo, que certamente fará a toda a diferença na forma como as pessoas passarão a enxergar a sua marca.
Agora, não basta apenas entender a importância que esse tipo de projeto apresenta, ou mesmo ter vontade de criar um projeto como esse. Nesse caso, é preciso saber como fazer para iniciar um projeto de responsabilidade social do jeito certo.
Para lhe ajudar, separamos algumas dicas simples para que você possa ter esse tipo de iniciativa no seu negócio.
Confira!!!
Dicas para iniciar um projeto de responsabilidade social no seu empreendimento
-
Estude a legislação do seu município
A primeira coisa que você precisa estudar são as políticas do seu município em relação a criação de um projeto de responsabilidade social por uma empresa. Essa etapa é importante para que você desenvolva uma iniciativa dentro das diretrizes estabelecidas, e não tenha problemas no futuro.
-
Veja em qual nicho de atuação você irá participar
Existem vários nichos onde você pode criar ações sociais. O ambiental, por exemplo, é um dos quais pode participar. É possível criar, por exemplo, um programa para o plantio de plantas nativas.
Outra opção é o resgate de animais e também ações voltadas para ajudar crianças com algum tipo de problema de saúde, que também é muito popular.
Você pode entrar em contato com ONGs da sua região e estudar a possibilidade de apoiá-las financeiramente, através da implantação de programas como o Troco Solidário, por exemplo.
-
Faça o levantamento do investimento necessário
Todo projeto de responsabilidade social, independentemente da área, precisará de recursos para sair do papel. Seja ele um programa de arrecadação de alimentos para doação a famílias carentes, ou a disponibilização de livros para escolas públicas.
Logo, você precisa colocar na ponta do lápis todos os investimentos que você terá com essa iniciativa. Se você irá incentivar os seus clientes a participarem, também é necessário incluir gastos com divulgação e até mesmo administração dos recursos.
-
Crie um plano de ação
O próximo passo é criar um plano de ação para seu projeto social. Nele, você deverá colocar todas as informações referentes a ação, desde o nome, até o objetivo, investimentos feitos e metas a serem alcançadas.
É quase como se fosse um plano de negócios, mas, para a sua iniciativa solidária. Por meio desse planejamento será mais fácil saber qual o próximo passo a ser dado.
Colocando o projeto de responsabilidade social em prática
Depois de detalhar todos os passos a serem dados, é hora de colocar o seu projeto de responsabilidade social em prática. Para isso, você precisa reunir os envolvidos, para explicar a dinâmica, e, também, divulgá-lo para a comunidade.
Por exemplo, se você resolveu criar eventos recreativos para as crianças da sua cidade, é preciso divulgar para os pais que essas ocasiões serão promovidas. O ideal é trabalhar com materiais visuais, como panfletos, para que todos possam saber da iniciativa.
-
Mensure os resultados
Assim como qualquer ação implantada no seu negócio, você precisa mensurar os resultados. Esse tipo de análise te ajudará a avaliar a eficácia do seu projeto de responsabilidade social, quais os pontos fortes e quais precisam ser melhorados.
Além disso, é através desses dados que você conseguirá demonstrar como a sua empresa tem interferido de maneira positiva para a construção de uma sociedade melhor.
Um projeto de responsabilidade social é uma forma do seu negócio fazer mais pela comunidade como um todo. Mais do que isso, essa iniciativa é uma maneira de fortalecer a sua marca perante o mercado.
Deixar um comentário