“Novos canais de comunicação agregam benefícios ao seu negócio”

O consumidor já não se limita a um único caminho para procurar produtos ou serviços. Ele quer ter muitas opções apresentadas de maneira prática e ágil.

Sendo assim, as empresas devem utilizar-se de diversas alternativas de comunicação para chegar ao cliente e expandir suas vendas e o alcance de sua marca.

Quando temos várias formas de comunicação com o cliente, temos a denominação de multicanal. Trata-se de uma forma de manusear várias ferramentas de vendas e divulgação ao mesmo tempo.

Atualmente os principais canais e mais tradicionais utilizados na relação entre empresa e consumidor são:

  • Lojas físicas
  • Franquias
  • Televendas
  • Rede de representantes/consultores

Os canais acima já são amplamente utilizados nos mercados. Porém, temos uma mudança no comportamento dos clientes e novas demandas por canais mais ágeis como e-commerce, e-marketplace (canal que reúne produtos de diferentes empresas) e ambientes mobile (tablet e smartphones).

O Pedido eletrônico se torna mais um novo canal de forma a agregar benefícios e comodidade tanto para o cliente quanto para o seu negócio. Ele abrange a as vendas por e-commerce e ambiente mobile. Para tal, temos as seguintes considerações sobre o comportamento desse novo canal:

  • É como uma uma loja que funciona 24 horas por dia, sete dias da semana
  • Pode oferecer um conjunto de informações sobre os produtos que estão sendo disponibilizados: preço, estoque, descontos, pacotes de produtos etc…
  • Custos de comunicação geralmente é menor e remove intermediários no canal de distribuição e vendas
  • Tempo de exposição da marca é aumentado
  • Oferece canal de marketing diretor com o consumidor que poderá receber banners, folhetos e promoções customizadas de acordo com seu comportamento e histórico de compras.
  • Aumento na velocidade da geração dos pedidos e recebimento nos canais de faturamento da sua empresa.
  • O ciclo de tempo para a entrega de produtos geralmente é menor

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